segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Dreamcast 01 - Restaurando o Console com Retr0bright

Amigos e amigas boa noite. Sempre fui um grande fã da Sega e dos seus consoles. Passei a infância jogando Master System e Mega Drive. Joguei muito Sega Saturno porém joguei muito pouco, muito pouco mesmo o Sega Dreamcast. Na época eu já estava um pouco crescido e confesso que perdi um pouco o interesse por games. Confesso que mesmo assim acompanhei toda a sua história um pouco de longe, afinal sou fã da Sega, e fiquei um tanto surpreso e triste quando a Sega anunciou que aquele seria seu último console. Sei que o console foi pioneiro em vários quesitos, incluindo hardware e software. Me lembro até hoje quando vi o memory card com um mini game integrado, a entrada de quatro controles e a conexão com a internet...simplesmente sensacional.
Quando comecei a colecionar games antigos eu tinha como foco os games de 16 e 32 bits porém um belo dia encontrei em um leilão do mercado livre um Sega Dreamcast com um preço tentador. Lembro que dei um lance despretensioso e depois de alguns dias para a minha surpresa eu havia ganho o leilão. Tive que mudar o foco da minha coleção porém não me arrependi.
Depois de algum tempo o "danado" chegou no seguinte estado:

Visão Superior

Achei que ele estava um pouco amarelado, quando eu abri a tampa foi que eu vi o grau da situação:

Visão frontal com tampa aberta

Visão frontal com tampa aberta 2 com uma iluminação maior

As manchas amareladas estavam bem fortes mesmo:

Dreamcast + Controle

Visão Superior 2

Visão Superior Lateral

Visão Superior Traseira
Novamente não me deixei desanimar e mergulhei na net. Após muitas procuras encontrei dois sites que me ajudaram muito: http://retr0bright.wikispaces.com/ e http://16bitsretro.blogspot.com.br/p/restauracoes-e-dicas.html#.UL1BJIP7KQo

A solução era a famosa formula retr0bright. Uma formula química que esta sendo difundi na net entre os retro-colecionadores e nerds de plantão como eu. Essa formula serve justamente para tirar o amarelado de peças plásticas antigas brancas. Basta preparara a formula, aplicar e deixar agir no sol.

Depois de muito estudar tomei coragem juntei os "ingredientes" e resolvi recuperar a velha forma do meu Dreamcast. Abaixo irei dar o passo a passo:

ATENÇÃO os passos a seguir eu fiz na minha coleção, na minha casa. Se você quiser fazer esses passos na sua coleção fique ciente que será de sua total responsabilidade.
ATENÇÃO 2: Sempre que for utilizar produtos químicos, utilize em lugares arejado e abertos. Utilize também luvas, mascaras e óculos de proteção.

Utilizei os seguintes produtos na seguinte proporção:
- 2 colheres de Vanish Líquido
- 75 ml de Água Oxigenada Volume 40
- 1 Coelher de Maizena

Dreamcast e produtos para a retr0bright 

 Misturem bem os produtos e fui colocando maizena para gerar uma pasta branca


retr0bright pronta

Primeiro eu tirei a carcaça do placa mãe: (aproveitei para limpar a placa mãe com um pincel seco e álcool isopropílico...nunca vi tanta poeira junto)

Separação da Carcaça e da placa mãe

Então apliquei a aquela formula/pasta em todo a carcaça plástica com um pincel: (passei também no moden)

Formula aplicada. Por ser pastosa ela fixa nas partes plásticas

E levei aquela carcaça melecada para o "banho" de sol:

Carcaça no sol

Durante 2 dias deixei o carcaça no sol o sempre que a pasta secava eu aplicava mais uma camada por cima.
Depois tirei toda a pasta com uma escova de dentes velha. A escova além de arrancar aquela formula seca e também ajuda a lustrar as partes plásticas:

Visão superior

Juntei novamente as peças do Dreamcast e o resultado foi realmente surpreendente:

Dreamcast recuperado, visão superior

Dreamcast recuperado, visão superior 2

Reparem agora o Dreamcast com a tapa aberta...o amarelado se foi:

Antes
Depois

Liguei o "danado" e para o meu alivio ele funcionou perfeitamente:

Dreamcast Turn On

Dreamcast rodando Sonic Adventure

 Amigos espero que tenham gostado do post e como sempre: dúvidas e sugestões são sempre bem vindas! Abraços e até a próxima.






4 comentários:

  1. Gostei muito do resultado, tenho uma Dreamcast, mas não está tão amarela como a sua.. Acho que vou tentar a sua formula na minha consola para ver como fica.. Tenho só uma pergunta, você diz que usou 2 colheres de Vanish e 1 colher de Maizena. Que tipo de colher usou? Colher de sopa ou de chá?

    E já agora, a Dreamcast ficou com um branco uniforme ou tem pequenas manchas menos brancas?

    ResponderExcluir
  2. Eu fiz no meu SNES a algum tempo atrás, e realmente funciona, mas eu não tinha pensado na maizena pra engrossar, eu ficava passando mais do produto o tempo todo, gostei da idéia, gostei muito do blog, vou escavar mais por aqui xD.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Adorei seu blog, vou fazer isso no meu Dreamcast q esta um pouco amarelado, c t interessar estou passando o endereço do meu blog, espero q goste. Vlw!!!!!
    http://paulorodrigokuhn.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir