segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Mega Drive 02 - Back to The Future Part III


Amigos e Amigas

Arrematei no mercado livre o Jogo: Back to the Future Part III para Mega Drive. Depois de apanhar um pouco no mundo do colecionismo, aprendi que os melhores games para se comprar são os Originais. Os Paralelos, também conhecidos como Piratas, além de muitas vezes não funcionarem no console, também tem uma carcaça sofrível, principalmente aqueles que são de encaixes, sem parafusos, quem sempre quebram na hora de abrir. No começo da minha coleção andei comprando alguns, mas com o passar do tempo passei a preferir somente aos originais da Tec Toy, ou importados dos States. Depois farei um post sobre os cartuchos que compro no exterior.

O Jogo Back to the Future Part III chegou em casa com a seguinte cara:

Label Frontal do Cartucho
Parte Superior do Cartucho
Parte Traseira do Cartucho
O Label estava bem gasto e comido pelo tempo. O plástico estava marcado e tinha uma fita crepe colada?!?!?. E para o meu desespero, quando fui testar o jogo, ele não funcionou :( Abri o danado e vi também a situação da placa, do chips e dos contatos:

Cartucho Aberto, apesar de passado, tem até o selo da TEC TOY
Não me deixei abater, peguei minhas ferramentas e produtos e parti para o ataque:

KIT: Cotonete, Borracha Branca, Limpa Contato, Álcool Isopropílico,  Pincel
ATENÇÃO os passos a seguir eu fiz na minha coleção, na minha casa. Se você quiser fazer esses passos na sua coleção fique ciente que será de sua total responsabilidade.
ATENÇÃO 2: Sempre que for utilizar produtos químicos, utilize em lugares arejado e abertos. Utilize também luvas, mascaras e óculos de proteção. O Limpa Contato é muito forte e volátil.

Deixei a carcaça do cartucho em água morna e com detergente neutro para soltar a cola do label:

Carcaça de Molho

No caso da placa, primeiro passei um pincel para tirar todo o pó, depois utilizando cotonetes, passei Álcool Isopropilico na sujeira acumulada e marcas e finalmente nos dentes, ou contatos, passei o Limpa Contatos:

Limpando a Placa
Para dar um resultado melhor ainda, passei nos contatos uma borracha branca. A placa ficou brilhando:

Placa limpa, frente
Placa Limpa, trás

Procurei na net o Label original para que eu pudesse reimprimir, porém não encontrei em nenhum site especializado o Label desse jogo. Então eu mesmo resolvi criar com base no original, disponibilizo em JPG para que quiser usar e/ou melhorar:

Label refeito em .JPG
Depois de pronto imprimi colorido no papel etiqueta. Eu costumo utilizar a PIMACO EXPRESSIONS 7074 GLOSSY (se alguém tiver uma dica melhor fico feliz com a ajuda):

Label Impresso

Para dar um toque ainda mais profissional, passei CONTACT na etiqueta:

Label Impresso + Contact

Tirei a carcaça da água e passei para a parte mais chata do trabalho, que é tirar a cola e adesivos antigos. Depois de muita paciência eu consegui remontar o cartucho e colei o novo label:

Cartucho Final parte Frontal
No meu Kit de ferramenta ainda falta comprar um guilhotina para cortar o papel, hoje corto com régua e estilete porém sempre fica um pouco torto. Assim que sobrar uma graninha compro a “danada”:

Cartucho Final parte Superior
Ah sim, na carcaça de plástico passei um Limpa Plásticos chamado UAU!, muito bom.

E para finalizar levei o jogo para testar, é não é que depois de tanto trato ele resolveu funcionar. Maravilha. Mais um cartucho restaurado para a coleção J

Cartucho Final funcionando perfeitamente

Espero que todos tenham gostado do post e das dicas, por favor deixem seus cometário, criticas e dicas. Abs a todos.

3 comentários:

  1. Muito bom o trabalho, cara. Parabéns.
    Eu tento usar o mesmo material, mas não tenho o álcool Isopropílico. Vou até pesquisar onde compro isso.
    Tb faço restauração das labels.
    A maioria não se acha na net, então vc mesmo tem q fazer.
    Algumas dão um trabaaaaaaalho...
    Enfim. Quanto ao papel adesivo, eu costumo fazer em gráfica. Não sei o nome do papel que usam lá, mas o tamanho é bem similar ao de um A3, porém a dimensão muda uns 2cm ou 3cm.
    Segunda vou imprimir uns novos e faço umas fotos pra vc ver. Ficam com muito cara de original, mas não sei se é melhor que esse papel que vc usa pq não dá pra ver bem na foto.
    Abraço, Ramon Oliveira.

    ResponderExcluir
  2. Grande Ramon, obrigado pela visita.
    Realmente é uma trabalheira fazer os labels mas faz parte desse grande e prazeroso Hobby. Eu tentei levar em algumas gráficas, porém em todas que eu fui (no meu bairro em São Paulo) só fazem para um grande pedido, ou seja, consigo colocar seis labels diferentes em um folha A3 porém vou ter que comprar no mínimo 100 folhas. Ai fica inviável, sem contar o desperdício.
    Essa etiqueta que eu uso é muito boa para impressora à jato de tinta, porém é necessário esperar secar e então colocar o Contact para finalizar. É necessário também regular a impressora para não "borrar" os detalhes. Acredito que na gráfica fica bem mais legal pois é impressora à laser, muito mais profissional e com muito mais detalhes. Se você for aqui de São Paulo me passa o nome da gráfica que você mandou fazer.
    Quanto ao Álcool isopropílico, é impressionante como ele limpa e tira as manchas da placa verde onde são montados os circuitos. Ele evapora muito rápido então não prejudica a placa. Você pode comprar no mercado livre ou em uma loja de informática.
    Me mande as fotos do seu cartucho assim que puder meu amigo. Estou com um monte de novos cartuchos para serem restaurados, porém nesse início de ano estou um pouco sem tempo, mas logo logo volto a publicar mais novidades no blog.
    Grande Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde amigo, tudo bem?
    Por favor, poderia nos ensinar passo a passo desde o começo como elaborar uma label de mega drive???

    brunobsantanna@gmail.com

    Fico no aguardo amigão!!!

    Ahhh parabéns, a label ficou perfeira!!!

    ResponderExcluir